Entrevista do Autor de Majo no Tabitabi sobre o anime

Jougi Shiraishi (autor) fala

Sobre Bruxa Errante e mais

Estou tão animada(o) para contar para vocês que entrevistamos Jougi Shiraishi, a mente brilhante por trás da Bruxa Errante: A Jornada de Elaina.

Shiraishi-sensei nos forneceu vários fatos interessantes sobre Bruxa Errante. Vocês vão amar a entrevista!

Obrigada a Kadokawa, Shiraishi-sensei, e a todos que fizeram essa entrevista ser possível.

Também, um muito obrigada para o Karl, um membro da nossa equipe. por entrevistar e traduzir isso para nós!

 

Aqui está a entrevista, espero que gostem:

 

Para começar, eu gostaria de perguntar sobre a origem de “Bruxa Errante: A Jornada de Elaina”, como essa história começou a ser publicada como uma light novel?

Bom, no começo, eu visava me tornar um escritor profissional de light novel. mas logo antes de eu começar a escrever Bruxa Errante, eu já tinha desistido totalmente da ideia. eu pensei que nunca poderia estrear como um profissional.

Como eu havia me conformado da ideia que eu nunca estrearia, eu decidi improvisar e apenas escrevi uma história sobre qualquer coisa que eu queria.

Essa história é o que viraria Bruxa Errante. É basicamente uma história cheia de coisas que eu queria escrever sobre.

Quando a hora de publicar o meu trabalho chegou. Eu optei por lançar como uma edição ebook do Kindle. Depois, SB Creative publicou oficialmente como uma light novel.

 

 

Claro que eu poderia ter postado a história em um site de web novel ou tentar submeter o manuscrito para uma editora.

Mas eu queria ter uma prova mais concreta que eu escrevi e publiquei alguma coisa, e se eu publicasse como um ebook, minha prova estaria bem aqui na loja online.

Depois de lançar o meu trabalho. Eu finalmente pude deixar o meu sonho de me tornar um escritor ir.

Enfim, foi assim que as coisas começaram.

 

 

Bruxa Errante foi bem recebida tanto no Japão como no exterior, julgando pela alta posição em vários rankings de anime. O que você acha que faz a Bruxa Errante ser unicamente interessante? E o que na série se torna tão atraente para os fãs?

Essa é uma boa pergunta.

Eu diria que um dos aspectos mais interessantes da série é a profundidade e variação da personalidade da Elaina.

Por exemplo, no episódio 7, no período de uma simples conversa, ela vai de parecer entediada até uma expressão de choque total.

 

 

Com as novels, eu só posso escrever essas expressões por palavras, e tem várias expressões que você não consegue alcançar totalmente.

Ser capaz de ver essas ver essas expressões serem trazidas à vida no anime foi uma experiência nova e bem divertida.

Quando o trabalho original é adaptado para um mangá ou anime, o quão envolvido o autor é com o processo de produção? Eles tendem a oferecer muitas informações ou fazer pedidos?

Para ambas as adaptações de mangá e anime. Eu estava bem entregue e não incomodava muito a equipe.

Claro, eu chequei tudo como parte do processo de produção normal, mas a equipe do mangá e do anime são cheias de veteranos que são realmente bons no que fazem.

Então, eu só comentei especificamente de uma pequena parte do conteúdo e não me envolvi muito na maior parte da história ou sobre as decisões dos personagens para a adaptações.

 

 

Em relação ao anime, você sente que está indo do jeito que você esperava? Foi capaz de contar a história que você imaginou, em termos de enredo e personagens?

Bom, particularmente eu não tenho uma imagem muito forte, ou nem tenho imagem, de muitas coisas.

Além disso, a equipe do anime produziu visuais lindos. Então honestamente, não estou só satisfeito com como o anime ficou, estou extremamente grato.

 

 

Vamos trazer a discussão para Elaina, você mencionou em um tweet de 2018, que ao longo da história, nós vemos vislumbres da personalidade da Elaina que sugere que ela “não é uma simples garota fofa, mas algo como uma pessoa astuta e astuta de coração que, entre outros traços de personalidade duvidosas, é também bastante gananciosa.” Na sua opinião, o lado obscuro da Elaina reflete apropriadamente no anime?

 

Pessoalmente, eu acho que o anime minimiza essa parte dela de alguma forma.

Tem até mesmo um capítulo, em que Elaina tenta ganhar algum dinheiro, que deliberadamente não foi colocado no anime.

Apesar de ter vários capítulos que a equipe do anime, provavelmente, queria adaptar, com apenas 12 episódios, os capítulos que foram escolhidos não focavam tanto na parte obscura da personalidade da Elaina ou na falta de escrúpulos com o dinheiro.

 

 

Você não vê muito disso no anime, então as pessoas que descobriram a série pelo anime, e então vão ler as novels provavelmente ficará surpreso em quão dissimulada a Elaina pode ser algumas vezes.

 

 

Essa foi a decisão do diretor [Toshiyuki Kubooka] omitir o capítulo, sobre a Elaina ganhando dinheiro, do anime? Ou teve uma razão específica pela qual o capítulo em particular foi difícil de adaptar?

Eu diria que foi o mais recente. Comparado com o capítulo onde a personalidade obscura da Elaina está com todo o foco, haviam outras partes da história que tinham uma prioridade maior, ou que nós sentimos que era mais importante de adaptar para o anime.

Eu não estava envolvido diretamente em planejar o anime, mas eu acredito que era a principal razão.

 

 

Indo para o tópico do design da Elaina, estou interessado no broche dela. Tem alguma coisa que inspirou no design?

Não. Absolutamente nada (risadas)

[Miura-san (editor)]:

O design do broche da Elaina foi deixado para o Azure-sensei, que estava a cargo da ilustração e design da personagem. Ele começou lendo o manuscrito e criando a base do design da personagem.

 

 

Disso, Azure-sensei enviou projetos de roupas e outros pequenos detalhes para mim e Jougi-san.

Juntos, nós olhamos os designs e discutimos sobre eles, antes de decidir “Oh, isso vai ficar fofo. Vamos com esse.” Foi assim que o processo aconteceu para a maioria dos detalhes como o broche.

Em outras palavras, Azure-sensei, essencialmente, veio com os designs desde os rabiscos.

Ele tinha acabado de começar na época que nós o escolhemos para ilustrar as novels, mas ele já era conhecido por ter um excelente senso de design quando se trata de fantasias e acessórios. Desde então, demos a ele um grande grau de liberdade de vir com os designs.

Jougi-san, você diria que está certo?

[Shiraishi-sensei] Sim, obrigado.

Vamos continuar com o tópico da vestimenta. Em uma entrevista recente para a Web Newtype, Shiraishi-sensei, você mencionou que instruiu a equipe de animação para não mostrar as roupas íntimas das personagens no anime. Os fãs do exterior ficaram animados ao escutar isso. Teve alguma razão específica para você ter dado essas instruções para a equipe?

Eu também percebi que o comentário gerou bastante reações. Eu já tinha dado a ideia antes quando conversava com a equipe, e realmente se resume a minha crença de que eu gosto que as coisas pareçam o mais natural possível.

Em muitos animes que optam por mostrar as roupas íntimas, eles tendem a ser uma coisa sexual.

Como flashes de calcinhas, e mais. Parece que existem muitas séries que fazem isso, mas eu sinto que se você tomar a decisão de incluir essas coisas assim, você, inevitavelmente, acaba limitando a sua audiência, frequentemente para um público masculino.

 

 

Com mais popularidade, obras convencionais que são vistas por todos os tipos de pessoas, independentemente da idade ou gênero, é normal não mostrarem as roupas íntimas e afins.

Pessoalmente, no começo, eu sempre destinava Bruxa Errante para uma grande audiência como o oposto de focar em um certo grupo de espectadores.

 

 

Se você está gostando dessa entrevista, tenha certeza de se inscrever no nosso Newsletter (boletim de notícias) e/ou no nosso canal no Youtube. Nós estamos entrevistando mais pessoas na indústria do anime e você não quer perder essas entrevistas. Se inscreva que você pode ser um dos primeiros a saber.

 

Alguns fãs da série estão interessados em saber se Elaina vai, eventualmente, se envolver romanticamente ou se apaixonar por alguém no decorrer da história. Bruxa Errante contém histórias onde Elaina encontra personagens que tem seus próprios relacionamentos amorosos, mas terá alguém que a própria Elaina vai se apaixonar?

 

Pessoalmente, eu não planejo introduzir um interesse romântico para Elaina.

Primeiro, eu sinto que isso seria difícil para eu escrever da perspectiva de uma personagem apaixonada.

Independentemente, eu nunca quis que a história fosse nessa direção, porque eu sinto que um elemento romântico não é necessário para Bruxa Errante.

Então, provavelmente, não terá um interesse romântico para Elaina.

 

 

Além da personagem principal, Elaina, tem algum personagem que você particularmente gosta ou se diverte escrevendo?

Eu gosto bastante de uma personagem chamada Frederica, que aparece no volume 8.

A história dela é o meu tipo favorito de escrita. Dada a natureza da história dela, seria improvável que ela aparecesse de novo na história, mas ela é definitivamente a minha favorita.

 

Frederica

 

Frederica

 

Outro personagem que vem naturalmente seria Saya, que você deve ter visto no anime. Ela pode ser um pouco imprudente e imprevisível, mas eu acho que é fácil de escrever os enredos para ela.

 

 

Com “fácil de escrever” você quer dizer imaginando cenas e eventos, ou mais como as linhas de como ela interage com outros personagens como a Elaina?

É definitivamente fácil de imaginar o tipo de diálogo que Saya teria com Elaina.

Elas naturalmente formam um tipo de time de comédia “manzai”, com Saya sendo meio pateta “boke” e Elaina sendo a séria “tsukkomi”.

(Nota: Manzai basicamente envolve duas pessoas: uma pessoa seria conhecida como tsukkomi, e uma pessoa engraçada, conhecida como boke. As duas fazem piadas baseadas em trocadilhos, mal-entendidos, e outros jogos de palavras, evitando tópicos controversos como política, sexo, ou coisas assim.)

Embora originalmente, Saya era apenas uma personagem única que eu escrevi para o volume 1, naquela época, eu não estava planejando colocá-la como uma parte regular da história.

Mas desde então, especialmente com os CDs drama e anime, estou contente de ter ela como um personagem, porque ela é muito divertida de se escrever.

 

 

E sobre os lugares da história? Você tem alguma cidade ou país favorito que aparece na série, ou algum lugar que você gostaria de visitar se fosse real?

 

O país que eu gostaria mais de ver é o que a Elaina visita no volume 13.

 

Bruxa Errante: Vol.13

 

Tem essa pousada que fica nas costas de um dragão gigante, que viaja pelo mundo, e os visitantes podem pular ou ficar na pousada enquanto o dragão flutua. Eu amo a ideia de um hotel onde você pode ficar enquanto se move por conta própria, viajando o mundo.

Esse é o meu jeito ideal de viajar, e torna-se um contexto interessante em termos de história.

Quanto ao final no geral, você já tem uma ideia de como você queria acabar a série quando começou a escrever a novel?

Eu pensei sobre como eu planejava terminar a série, incluindo definir o final na cidade natal da Elaina.

Quando eu comecei, estava fundando minha própria editora, então eu queria terminar a história de um jeito que eu, pessoalmente, pensava ser o ideal.

Mas, agora, as coisas são diferentes. Eu percebi que não pode ser tão simples assim, então estou considerando isso enquanto escrevo.

 

 

Em Bruxa Errante, bruxas novatas recebem mentoria de bruxas mais experientes, e Elaina até mesmo guiou sua própria “estudante”, Saya.  Como um light novelist* publicado, você tem alguma dica ou mentoria que possa dar para os espectadores que também anseiam em escrever novels e criar histórias?

* Termo usado para alguém que escreve Light Novels

Eu me senti assim antes de entrar nessa indústria, mas com vários trabalhos que eu adaptei para anime, a maioria deles são obras bastante populares.

Você acaba com muitas repetições. Mas é diferente com light novels, porque é um gênero vasto e expansivo, e você pode escrever sobre qualquer coisa que quiser.

 

Isso é verdade. Se você focar em animes, você frequentemente encontrará uma sobreposição. Hoje em dia, com as novels, qualquer um pode postar seus trabalhos na internet, então eles têm a liberdade de escrever qualquer tipo de história que quiserem, certo?

Certo.

Não vá procurando as últimas tendências ou novidades.

Ao invés, o importante é você focar no que você, pessoalmente, quer escrever.S

 

 

Para encerrar a discussão, você tem alguma coisa que gostaria de dizer para os fãs estrangeiros da série Bruxa Errante?

Como escritor, eu sou bem influenciado e inspirado por todos os tipos de conteúdo de fora do Japão, como programas de televisão, filmes ou livros.

Então para alguém do exterior escolher um dos meus livros e apreciá-lo me deixa incrivelmente feliz, tanto como um escritor quanto como pessoa. Apesar de ter só alguns episódios restantes do anime, eu espero que todos vocês continuem a apreciar e apoiar a série.

 

 

Obrigado novamente ao Shiraishi-sensei pelas revelações sobre esse anime extraordinário. Assim como a SB Creative por publicar a light novel, o material de origem do anime.

E claro, obrigado ao KADOKAWA por nos deixar entrevistar o Shiraishi-sensei e seus esforços contínuos para fazer a indústria de animes ser mais acessível para a audiência no exterior. Arigatou gozaimasu!

Também, agradeço a Funimation, Anime Corner, a comunidade Mipon, e r/majonotabitabi/ pelas sugestões de perguntas.

Bruxa Errante está dominando os ranks estrangeiros e os da casa, não perca esse anime incrível.

Bruxa Errante é um dos animes mais populares hoje em dia e está sendo transmitido na Funimation. Assistam! Também tem a versão dublada*.

* Dublada referente ao Inglês, no Brasil ainda não possui dublagem.

 

 

Entrevista e tradução por Karl Bruder.

Disclaimer: todas as imagens foram utilizadas com a permissão da KADOWAKA.

Obrigado por sempre ser legal KADOKAWA.

© JougiShiraishi-SB Creative Corp./The Journey of Elaina Partners

© Jougi Shiraishi / SB Creative Illustration:Azure

               Versão Brasileira: Tsundoku Traduções

               Tradutora: Mel

               Revisor: Axios

 

 

Obrigado por ter lido essa entrevista maravilhosa, temos um último recado pra você logo abaixo!

 

 

 

Para cego ver: Uma ilustração da Elaina fazendo um V com os dedos com um fundo cor de rosa e uma mensagem que diz: “Pessoal, logo teremos um super evento com a nossa querida Elaina, se você gosta dela, assim como nós, entre no nosso server do Discord e pegue a tag #TsunDaElaina para não perder o evento”.

Além é claro de compartilhar informações, imagens, curiosidades e afins sobre nossa linda Bruxinha Elaina, Ireina para os mais íntimos.